

Parque Piedade
O Parque Piedade visa atender a necessidade de revitalização da área da antiga Universidade Gama Filho, que funcionou no local entre 1939 e 2014, transformando-o em um espaço verde de lazer, cultura e integração comunitária. Com foco em acessibilidade, sustentabilidade e dinamização econômica, o projeto inclui melhorias nas vias do entorno, como a Rua da Capela (onde está o Hospital Municipal da Piedade) e a Rua Manoel Vitorino, incentivando transporte coletivo e modais ativos.
O desenho urbanístico integra áreas de uso livre e controlado, como skate park, campo de futebol sintético, parcão para cães e parques aquáticos. Destaque para a área de eventos com palco coberto e pergolados sombreados, além da horta comunitária e arvorismo, que promovem educação ambiental. O paisagismo combina gramados permeáveis, espécies nativas e soluções de drenagem sustentável, reduzindo ilhas de calor.
Além de ser um polo de lazer, o parque conecta-se à ciclovia bidirecional na Rua Manoel Vitorino e à rede de transporte público, reforçando a mobilidade ativa. A requalificação do entorno inclui calçadas ampliadas com pisos ripados, traffic calming e revitalização do patrimônio histórico, como a Capela de Nossa Senhora da Piedade.
Nome Parque Piedade
Localização Rio de Janeiro, RJ
Data 2022-2023
Área 17.220 m² (parque) + intervenções em vias adjacentes
Tipologia Urbano
Equipe Arkto Projeto urbano, Ricardo Kawamoto, Adriana Martins, Natasha Mello e Isabella Maiolino (estagiária).
Colaboradores Contratante: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Aquacon Consultoria e Projetos de Engenharia; Lev. da Flora e Proj. de Arborização: Qualiflor; Projeto de Drenagem Pluvial: Saneplus Consultoria Técnica; Proj. de Iluminação Pública: MQD-Mais Que Design; Fundações: OMG Fundações, Orçamento: Eng. Celso Paixão; Sondagens: Eng. Rafael A. Nascimento.
